Idioma falado por 280 pessoas é ‘descoberto’ na Ásia por linguistas

Não importa quanto tempo passa, a ciência continua “descobrindo” coisas. Prova recente disso é a descoberta do “jedek”, um idioma completamente desconhecido, falado por um grupo limitado de pessoas na Malásia. Para se ter ideia, nem mesmo nos arredores da tribo, composta por 280 membros, se tem ideia do idioma.

jedek-idioma

A análise do idioma permitiu a descoberta de alguns aspectos sociais da comunidade também. Segundo os linguistas envolvidos, a tribo tem uma dinâmica menos desigual em questões de gênero do que sociedades ocidentais, além disso a criminalidade é baixa. Como se não bastasse, os membros da tribo não incentivam a competição entre as crianças.

PUBLICIDADE

A “descoberta” foi feita por Niclas Burenhult e Joanne Yager, que pesquisavam outro idioma na mesma região. Algo curioso é que a comunidade já havia sido visitada por cientistas antes, mas nenhum outro grupo havia se dado conta do caráter único do idioma falado. E o motivo disso é que a comunidade fala outros idiomas, além do Jedek.

Um dos fatores mais impressionantes do Jedek é a ausência de verbos que sugiram posse. Palavras que são comuns para nós, como “emprestar” ou “roubar”, não existem para eles. Por lá, as palavras são mais voltadas para o conjunto, sugerindo compartilhamento e troca.

PUBLICIDADE