Bactéria de 4 milhões de anos é resistente a antibióticos

Se existe hoje uma preocupação comum em todos os profissionais da saúde, dentro e fora dos laboratórios, é a resistência das bactérias aos antibióticos já conhecidos. No Brasil, por exemplo, já faz alguns anos, é proibida a venda desse tipo de medicamento sem receita médica, uma forma encontrada de tentar frear a evolução das bactérias. O assunto é tão sério que mesmo a OMS, Organização Mundial da Saúde, já emitiu comunicado tornando esse um assunto mundial.

bacteria-resistencia-antibiotico

Para tornar as coisas ainda mais tensas, pesquisadores descobriram um novo tipo de bactéria, que ficou isolada por cerca de 4 milhões de anos, completamente resistente a 18 tipos de antibióticos, mesmo aqueles considerados como último recurso.

A bactéria, batizada de Paenibacillus, demostrou 4 formas diferentes de combater os antibióticos – o que, do ponto de vista científico, pode ser interessante.

A bactéria foi descoberta no Novo México, em um sítio de patrimônio mundial da UNESCO, na caverna Lechuguilla. Um dos pesquisadores acredita que essa descoberta vem em tempo de nos tornar mais humildes e conscientes de que nossos antibióticos e a resistência à eles andam lado a lado.

[fonte: eurekalert]

Escrito por Roberta Machado

Gosto de escrever sobre diversos temas, principalmente sobre curiosidades e fatos desconhecidos.