5 Dicas para aproveitar bem ambientes pequenos

apartaments pequenos

Em tempos modernos, espaço é um luxo. Concorda? Querendo ou não, infelizmente, vivemos em um período no qual o m² se torna cada vez mais caro e inacessível nas grandes cidades, o que nos leva sempre a solução mais popular: apartamentos.  A cada anos, o número de pessoas que vive em apartamentos aumenta. Expandir um prédio para cima permite as grandes construtoras o lucro de alocar em um espaço, onde caberiam 4 ou 5 casas, mais de 20 famílias, em muitos casos. A proposta acaba se tornando tentadora também ao comprador, por diversos motivos – um deles, também cada vez mais valorizado em nosso tempo, a segurança.

Ainda assim, o tamanho do apartamento interfere diretamente em seu valor. Dessa forma, diversas famílias acabam optando por se “espremer” um pouquinho e pagar mais barato. Mas isso não significa que o ambiente deva ser menos charmoso ou bonito. Abaixo, confira 5 dicas para deixar o seu ambiente aconchegante, ainda que seja pequeno.

apartamento-pequeno

Menos é mais: Decorar um ambiente pequeno pode exigir muito desapego e criatividade. “Entulhar” móveis antigos para economizar na mobília, ou por motivos sentimentais, não é uma boa ideia. Por isso, se você possui um apartamento, ou casa, pequeno o ideal é ocupar o menor espaço possível com móveis e sempre utilizar peças versáteis, deixando sempre espaço para a livre circulação, de forma que a decoração não agrida. Ah, e nada de acumular objetos pequenos também, nem roupa. Não usa? Descarte!

ambiente decorados

Planejamento é a chave: quando você se muda para um ambiente pequeno, logo vai descobrir que algumas coisas são fundamentais, mas o espaço não permite que elas existam. Por isso, seja criativo. O planejamento permite que você “esconda” móveis e eletrodomésticos através da atribuição de outras funções a eles, sem que eles percam sua principal função. Na imagens, por exemplo, a cama também serve como sofá, além de trazer uma cama auxiliar e duas gavetas – o que permite que o ambiente seja um quarto e também um escritório. Quanto a máquina de lavar, a posição dela permite que a bancada da cozinha seja ampliada.

mesa-parede

Use e abuse das paredes: não tenha pena de parafusar coisas! O uso de móveis suspensos (como a mesa da imagem) permite o uso do espaço abaixo para guardar mesinhas, cadeiras, caixas organizatórias e etc. Opte sempre por portas deslizantes, ocupam menos espaço, e use o máximo de estantes, nichos e prateleiras possíveis – sem superlotar o espaço.

moveis multifuncao

Multifunção: Se tiver a oportunidade, invista em móveis com múltiplas funções! Móveis planejados são perfeitos para usar bem um espaço, com criatividade e eficácia.

divisão de ambientes

Divisão de ambientes, cores, espelhos: quando nosso ambiente é pequeno, temos a tendência de achar que o ideal é criar um ambiente amplo que comporte todas os “cômodos” que uma casa exige. Muitas vezes nos enganamos. Para muitas pessoas, a permanência em lugares não divididos pode criar confusão mental, tédio e até depressão, portanto, o aconselhável é usar meios de dividir ambientes. Ter o quarto, a sala e até a cozinha em seus próprios ambientes pode evitar dores de cabeça futuras. Como fazer isso? Gesso, estantes e até a suspensão de quartos são soluções inteligentes. Espelhos podem dar a sensação de que o espaço é maior do que realmente é, portanto são aconselháveis. Por fim, use cores claras, que tragam leveza para o ambiente.