8 Mitos Sobre Cães que Sempre Achamos ser Verdade

O ser humano iniciou seu relacionamento doméstico com os cães há muitos e muitos anos atrás, no entanto, até hoje alguns de seus comportamentos seguem um mistério para todos nós. Isso unido a outros fatores faz com que alguns mitos sobre nossos amigos, muitas vezes inventados para justificar algo que não tinha explicação, continue sendo passado de geração em geração, como verdades.

Que tal desvendar agora 10 das principais mentiras que nos contam sobre esses animais?

mentiras-caes

PUBLICIDADE

1.  Eles não enxergam cores

Na verdade, eles enxergam sim. Você provavelmente já escutou isso em algum momento na vida, mas o que acontece de fato é que os cães não percebem as cores da mesma forma que nós, humanos; o que não significa que eles não as vejam.

O que talvez você não saiba é que os cães tem algumas vantagens sobre nós quando o assunto é visão. Por exemplo, os cães enxergam muito melhor do que nós a noite.

2. O abanar de rabo indica alegria

Talvez esse seja o maior choque de toda a lista, então esteja preparado. Seu cão abanar o rabo, ainda que freneticamente, não necessariamente significa que ele esteja feliz.

Os cães usam a cauda para comunicar seus sentimentos. Como por exemplo, quando ele está com “o rabo entre as pernas”, isso significa medo, ou culpa, ou arrependimento. Para que um cão sinalize alegria, ele precisa estar com toda a parte traseira do corpo “rebolando” junto com a cauda.

Se apenas o seu rabo está se mexendo, é melhor tomar cuidado, ele provavelmente está tenso.

3. Quanto maior o cão, maior a expectativa de vida

Esta é outra grande mentira. Na verdade, em grande parte das vezes, o oposto é o que de fato acontece.

mentiras-caes2

4. Eles não podem ver TV de tela plana

Embora eu acredite que esse mito nasceu de alguém com muito medo de que o cachorro quebrasse sua TV, na verdade, quem passa essa informação pra frente acredita que os cães não conseguem enxergar adequadamente as imagens de um TV de tela plana. Isso é falso.

5. É melhor acorda-los de um pesadelo

Não necessariamente. A verdade é que pouco se sabe ao certo sobre essa experiência dos cães. O que se sabe é que acorda-los pode ser ainda mais estressante do que deixa-los sonhar.

6. O nariz molhadinho significa saúde

mentiras-caes3

Molhado ou seco, na verdade, esses não são grandes indicativos de coisa alguma.

7. Bacon não faz mal

Faz, faz mal sim. Muitos alimentos humanos podem causar danos a saúde dos cães, o Bacon é uma delas. A carne suína é rica em gorduras e isso pode ser fatal, viu? Esse tipo de alimentação pode causar problemas sérios, como pancreatite, por exemplo. Então, cuidado com a alimentação do seu cachorro.

8. Cães comem grama quando estão doentes

mentiras-caes4

Mais uma vez a crença popular está equivocada. Vários fatores podem levar um cão a comer grama: tédio, demarcação de território, gosto pelo sabor, inclusive, dor de barriga. Então, é um engano assumir de cara que seu cão está doente apenas por te-lo visto saboreando uma bela grama.

[listverse]