Youtuber ensina saudação nazista para cachorro e pode ser preso

Onde há direitos, há leis e deveres e isso o youtuber Markus Meechan descobriu da pior forma. O homem, de 30 anos, é de North Lanarkshire, na Escócia, pode ser preso por uma peripécia que postou no site de vídeos. Em imagens postadas em 2016, Markus aparece ensinando um cachorro saudações nazistas, dizendo “gas the Jews” (atire os judeus no gás) e “sieg heil” (salve a vitória).

youtuber-nazismo

Na época, o homem foi enquadrado por ferir as leis do país. O vídeo acabou viralizando e seu discurso foi considerado antissemita e racista, o que rendeu acusações formais. Depois da repercussão, Meechan excluiu o vídeo. Um de seus argumentos de defesa é de que o vídeo nunca deveria ter sido postado e que era uma brincadeira entre ele e sua namorada.

Fato é que o vídeo foi postado, com o título “M8 Yer Dugs a Nazi” e chegou a ser visto por mais de 3 milhões de pessoas. Ele publicou um novo vídeo, falando sobre o caso:

O caso aconteceu em 2016, mas só agora Meechan será julgado. O julgamento, marcado para abril, reacendeu discussões sobre discurso de ódio e liberdade de expressão no Reino Unido.