A Páscoa é um feriado comemorado em praticamente todos os quatro cantos do mundo, mas nem todo mundo sabe o seu real significado. A páscoa, como conhecemos, é um feriado cristão que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Este momento é tão importante historicamente que inspirou diversas obras. Uma das mais famosas é A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci.
Mas você faz ideia do que Cristo estava celebrando durante a Última Ceia? Jesus, como alguns de vocês deve saber, era judeu e como tal estava comemorando o Pessach, a Páscoa Judaica. Para os judeus, este é um dos dias mais importantes do calendário. O dia celebra a fuga dos hebreus da escravidão no Egito, liderados por Moisés. A passagem existe na bíblia cristã e também no Tanakh – acrônimo hebraico para Torá, Neviim e Ketuvim, que são os conjuntos de escrituras que compõem a bíblia judaíca.
As datas das duas festividades (a páscoa e o Pessach) se “misturaram” porque a última ceia de Cristo, que celebrava o Pessach, foi próxima de sua crucificação, o que foi logo seguido pela sua ressurreição como acreditam os cristãos.