Você conhece o planeta Gliese 832 c?

Você com certeza conhece o sistema solar, certo? Grosso modo, o sistema compreende o Sol e todos os corpos celestes – oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas – que se ligam através da gravidade. Agora, você sabia que além dele existem outros sistemas que compreendem suas próprias estrelas centrais?

gliese832c

É o caso do sistema estelar identificado em torno da estrela Gliese 832. Essa estrela também é conhecida como  Gl 832 ou GJ 832, uma anã vermelha, e está localizada a cerca de 16 anos luz do Sol – o que é relativamente próximo, considerando as proporções. Ela tem aproximadamente metade da massa e raio do Sol e comporta em sua órbita dois planetas: o Gliese 832b, que é um gigante semelhante ao nosso Júpiter; e Gliese 832c, que é um dos planetas estudados atualmente como potencialmente habitáveis.

O planeta tem pelo menos a massa 5,4 vezes maior ao da Terra. Ao contrário da Terra, que é apenas o terceiro planeta mais próximo ao sol, Gliese 832b está mais próximo a órbita de sua estrela e possui um “ano” (órbita) que dura apenas 36 dias. No entanto, muito continua sendo desconhecido a respeito do planeta.

sistema-solar

Atualmente, um novo grupo de astrônomos, liderado por Suman Satyal, da Universidad de Texas en Arlington, voltou a estudar este sistema planetário na esperança de descobrir novos planetas fora do sistema solar.

[astropt; revistaenigmas]