GoPro pega carona com foguete e o vídeo é incrível

A GoPro é uma empresa norte-americana, fundada em 2002, voltada para o público esportista e aventureiro que busca opção de câmeras capazes de aguentar o tranco situações extremas. E a mais nova aventura da câmera prova que ela é realmente a mais indicada para esse tipo de serviço.

No dia 4 de maio, a empresa divulgou um vídeo, no mínimo, surpreendente. Acoplados a um foguete, aparelhos da empresa foram próximo ao espaço e voltaram intactas. Incrível, não?

go-pro-foguete

O foguete foi lançado como parte de um projeto da NASA (Flight Opportunities Program) que busca dar oportunidade para projetos (acadêmicos, industriais, governamentais, etc) fazerem testes em espaços relevantes. O foguete usado foi um SpaceLoft-10, de 6 metros da altura, da UP AeroSpace. O lançamento aconteceu em novembro do ano passado, pela Spaceport America, no Novo México.

A missão do foguete era liberar uma carga de 5kg, conhecida como Maraia, e foi um sucesso. A intenção da NASA é tornar Maraia um veículo autônomo e barato o suficiente para experimentos científicos e tecnológicos. O foguete carregou ainda outros experimentos (das instituições: Ames Research Center, Universidade Purdue e Universidade Estadual do Novo México), todos retornaram em perfeito estado.