Você sabe o que e Síndrome do Idioma Estrangeiro?

Você consegue se imaginar acordando um dia pela manhã sem conseguir falar sua língua materna? É esse o drama de pessoas que sofrem de alguma forma com a Síndrome do Idioma Estrangeiro. Um australiano que teve essa experiência em 2012 voltou a mídia no início desse ano com uma história ainda mais inusitada.

sindrome-idioma-estrangeiro2

Ben McMahon tinha 20 anos quando sofreu um acidente de carro e ficou em coma durante semanas, o risco era grande de que ele sobrevivesse com sequelas. Por sorte, Ben acordou bem e saudável, não fosse por um detalhe: ele não sabia mais falar inglês, e se comunicava através do mandarim, popularmente conhecido como chinês. Como explicar isso?

Durante o ensino média, Ben estudou mandarim e francês. Antes do acidente, inclusive, ele passou alguns meses na China. O que surpreende é que ele não despertou do coma falando mandarim de propósito, simplesmente o seu cérebro passou a raciocinar em mandarim. Após algumas semanas, ele lembrou como se falava inglês.

No entanto, Ben não desperdiçou seu novo “dom”. O jovem voltou a China e até participou de programas de TV. Meses atrás, Ben participou de um reality de namoro na Austrália, promovido por uma emissora chinesa, e conheceu sua atual namorada, Feng Guo.

Mas o que a ciência tem a dizer sobre o caso de Ben? A Síndrome de Idioma Estrangeiro é uma condição causada por dano cerebral que atinge a área responsável pela fala, o lóbulo frontal do lado esquerdo. A partir desse dano, o paciente passa a experimentar uma dificuldade na fala que se assemelha ao sotaque de alguém que acaba de aprender o idioma, daí o nome. Na verdade, a pessoa que sofre desse quadro não aprende subitamente um novo idioma, mas apresenta dificuldade em falar o seu próprio. O caso de Ben foi uma peculiar, mas ele já sabia falar mandarim, apenas despertou do coma com fluência no idioma.

Em geral, os pacientes que sofrem com esse problema conseguem reverter o quadro através de sessões com fonoaudiólogos.

[dailymail.uk]