Quer ler o que o Bill Gates sugeriu? A gente tem a lista

Talvez você não saiba, mas o Bill Gates é um leitor voraz… Ele lê, em média, 50 livros por anos. O co-fundador da Microsoft é um leitor tão apaixonado que criou no Gates Notes um espaço para dar notas e comentar os livros que lê. Para ajudar seus fãs a passar as férias que estão chegando, ele sugeriu cinco livros! Quer saber quais são?

1. “Everything Happens for a Reason and Other Lies I’ve Loved”, de Kate Bowler

livros-gates1

Kate Bowler conta sua experiência ao ser diagnosticada com câncer. Ela partiu em busca de uma descoberta espiritual e compartilhou suas reflexões neste livro. A autora questiona a ideia de que “tudo acontece por um motivo”, ou de que as coisas ruins acontecem porquê você fez por merecer.

Para Gates, o livro possui uma conexão especial com sua própria realidade. Seus avós eram muito religiosos e acreditavam nessa ideia, tanto que seu avô culpou a esposa de ter cometido algum pecado quando ele adoeceu.

2. “Leonardo da Vinci”, de Walter Isaacson

livros-gates2

Bill Gates tem uma relação de muita admiração com Da Vinci, ele nunca escondeu que o considera uma das pessoas mais impressionantes da história. Gates considera a biografia de Isaacson uma das mais detalhadas e acuradas disponíveis.

“O melhor livro que já li sobre Leonardo, esse em questão ajuda a enxergar Da Vinci como ser humano e entender porque ele era especial. Ele foi capaz de compreender tudo que se sabia naquele tempo”, diz Gates.

3. “Origin Story: A Big History of Everything”, de David Christian

livros-gates3

David Christian é um importante historiador e mantém um curso online, Big Histoy, onde fala um pouco de tudo. Esse livro é uma grande narrativa que tenta ligar toda a história da humanidade em uma só. Para Gates, a missão é concluída com sucesso.

4. “Lincoln no Limbo”, de George Saunders

livros-gates4

Abraham Lincoln é uma figura admirada em todo mundo, mas poucos conhecem sua história. Este livro mistura realidade e ficção para contar a história de Lincoln após a morte de seu filho. A narrativa mostra como esse fato afetou o ex-presidente a um nível pessoal, o fazendo compreender melhor a dor de famílias que perdiam seus membros durante a guerra – a morte de seu filho aconteceu logo após o começo da Guerra Civil.

Para Gates, é interessante pensar como esse acontecimento pode ter influenciado o governo do presidente, que se destacou pelo esforço em encerrar a guerra e abolir a escravidão.

5. “Factfulness: Ten Reasons We’re Wrong About the World — and Why Things Are Better Than You Think”, de Hans Rosling com Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund

livros-gates5

Para Gates, “um dos livros mais importantes que já li – um guia indispensável para pensar claramente sobre o mundo”. Neste livro, Hans Rosling, um grande pensador que dedicou a vida a isso, tenta demostrar como estamos subestimando nossa própria trajetória enquanto sociedade.

A leitura tenta demostrar o quanto desperdiçamos ao focar apenas no que esta errado, dando poder demais aos nossos fracassos enquanto humanidade. Para Gates, um dos livros mais importantes da história.