Todo período eleitoral é a mesma coisa: políticos fazem promessas e depois se fingem de desentendidos quando a população cobra. Acontece que alguns moradores de uma comunidade ao norte de La Paz, na Bolívia, chamada San Buenaventura, perderam mesmo a paciência e tomaram medidas radicais contra o prefeito. Javier Delgado foi preso pela perna direita em uma berlinda, um conhecido instrumento de tortura.
Delgado estava na localidade para entregar uma obra da prefeitura (e, segundo sua assessoria, conversar com a população e entender as necessidades do local), mas os moradores da comunidade não estavam muito afim de conversa e, insatisfeitos com a administração do prefeito, decidiram puni-lo. Essa é a terceira vez que algo do tipo acontece com Delgado. Antes, em 2015 e 2016, ele havia sido “punido” por moradores insatisfeitos.
Javier comentou a situação, mas tentou minimizar o ocorrido, afirmando que o que houve “foi uma total confusão, uma distorção de informações motivada por pessoas com interesses pessoais e políticos que estariam buscando revogar meu mandato”. Ele também não comentou nada se abriria processo contra seus agressores, mas afirmou estar profundamente chateado.