Os 10 países com maior população carcerária

Você faz ideia de quantos presos existem em todo mundo? Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas, em todo o mundo, estão presas cumprindo pena por seus delitos. É claro que cada país tem uma população e leis diferentes, mas ainda assim, 10 milhões de pessoas é um número muito expressivo e que chama a atenção.

Você sabe quais países do mundo tem mais pessoas presas?

Indonésia – População carcerária: 161.692

populacao-carceraria1

A Indonésia pune crimes ligado ao tráfico com a pena de morte, você sabia? Nos últimos anos, a população carcerária da Indonésia dobrou de tamanho, enquanto seu sistema de penitenciárias melhorou em apenas 2%. Com isso, da para imaginar a condição de vida que esses presos levam, com o nível de ocupação dos presídios superando os 148%.

Turquia – População Carcerária: 174.460

populacao-carceraria2

A Turquia tem em média 101,7% do nível de ocupação do sistema carcerário, o que coloca o país entre menos piores. No entanto, as violações dos direitos humanos são constantes e alarmantes.

México – População Carcerária: 225.138

populacao-carceraria3

 O México enfrenta diversos problemas em seu sistema prisional, denunciados pela National Commission on Human Rights. Nos últimos anos, a população carcerária mexicana superou os 125% de nível de ocupação.

Irã – População Carcerária: 225.624

populacao-carceraria4

O Irã possui uma das situações carcerárias mais deficiente do mundo, na qual o nível de ocupação supera os 160%. A violência entre os presos também é um problema grave.

Tailândia – População Carcerária: 313.580

populacao-carceraria5

A Tailândia, atualmente, conta com cerca de 308.093 habitantes em sua população. O que significa 457 presos, a cada 100 mil habitantes. O grande problema é que o sistema prisional do país não suporta todo esse número de pessoas, o que faz com que o presídios virem verdadeiros depósitos humanos.

Índia – População Carcerária: 418.536

populacao-carceraria6

Embora o país conte com uma baixa taxa prisional (cerca de 33 pessoas a cada 100 mil habitantes), o sistema carcerário não tem capacidade de lidar com o número de presos. Lembre-se que estamos falando de um país de mais de um bilhão de habitantes, então a taxa não representa um número baixo, afinal de contas.

Brasil – População Carcerária: 607.731

populacao-carceraria7

O Brasil figura uma das piores colocações no ranking. Apesar do número, relativamente baixo, de presos (considerando que somos mais de 200 milhões de habitantes), as prisões brasileiras tem capacidade para comportar apenas metade do número geral de presos, o que seria pouco mais de 300 mil.

Os presídios brasileiros também se tornaram depósitos humano, e não tem efetividade na reinserção do sujeito na sociedade.

Federação Russa – População Carcerária: 642.444

Apesar do alto número de presos, a Rússia é o único país da lista que não excedeu a capacidade de seus presídios. Atualmente, a população carcerária russa ocupa pouco mais de 94% da capacidade.

China – População Carcerária: 1.657.812

A China é outro país que vive na mira de grupos defensores dos direitos humanos, inclusive nacionais. O país é duramente criticado pelo seu sistema prisional. Apesar do número impressionante de presos, lembre-se que a China conta com mais de 1 bilhão e 300 mil habitantes.

Estados Unidos – População Carcerária: 2.217.000

populacao-carceraria9

Outro lugar no qual o sistema prisional não é dos mais elogiados, os Estados Unidos figura hoje o centro de um debate longo sobre privatização de presídios. O tema (além de outros) deu origem a uma série de programas televisivos, dentre os quais, Orange is The New Black tem feito maior sucesso.

O número de presos é expressivo, e o segundo maior da lista, em termos de taxa. Com sua população superando os 300 milhões de habitantes, o país ter um número de presos superando os 2 milhões é algo expressivo e alarmante.

[uolnoticias;gl