Talvez você que o seu cansaço não afeta sua vida no trabalho, ou com a família – mas você está redondamente enganado, diz uma pesquisa. Algumas vezes, se o cansaço for muito, seu potencial de atividade pode ser equivalente ao de uma pessoa bêbada, por exemplo.
A Universidade de Michigan fez uma pesquisa em 100 países, usando um aplicativo de smartphone, e concluiu que muitas pessoas vão dormir tarde e dormem pouco, por conta de pressões sociais. Isso causa sérios efeitos. Olivia Walch, uma das coordenadoras do projeto, afirmou “não é preciso que você fique muitos dias sem um sono adequado para que comece a agir como uma pessoa bêbada”. “O mais aterrorizante nisso tudo é que as pessoas tendem a acreditar estar realizando suas tarefas melhor do que estão na realidade. Seu desempenho cai, mas sua percepção não”, completou. Daniel Forger, doutor e responsável pela pesquisa, afirmou que muito dos maus hábitos são causados pela cultura dos países.
Aqui vão 5 formas pelas quais a falta de sono afeta a sua saúde:
Você começa mais resfriados:
As pessoas que desfrutam de menos de sete horas de sono são três vezes mais propensos a pegar um resfriado do que aqueles que dormem oito horas ou mais, um estudo australiano de 2009 concluiu.
É pior para você do que a ressaca:
Pesquisadores da Universidade de Cambridge e Rand Europe constataram que a falta de sono teve um pior impacto sobre os trabalhadores do que sair para curtir a noite. Eles monitoraram 21.000 trabalhadores do Reino Unido que dormiam entre seis horas ou menos por noite e sete a oito horas.
Isso o torna mais propenso a ter um acidente vascular cerebral:
Regularmente ter seis horas ou menos de sono por noite aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente vascular cerebral, de acordo com pesquisadores da Universidade de Alabama, em Birmingham.
Pode fazer você engordar:
Uma revisão de estudos na PLoS Medicine, em 2004, encontrou evidências de que dormir menos de seis horas por noite pode levar ao aumento dos níveis hormonais e aumento da massa corporal.
Pode deixá-lo ansioso:
A falta de sono na noite anterior pode torná-lo mais ansioso, de acordo com um estudo recente publicado no Journal of Neuroscience.
[metro.uk]