Nesse bar, você precisa tirar os sapatos para beber

Talvez isso nunca passe pela sua cabeça, mas uma grande dor de cabeça para donos de bares é o roubo de copos. Especialmente em bares tradicionais de países conhecidos pela sua noite agitada, como é o caso da Bélgica. Por lá, cerveja é uma coisa levada a sério, por exemplo. O roubo acontece por vários motivos, desde a falta do que fazer até a vontade de levar uma “lembrancinha” pra casa, já que os copos geralmente são personalizados com alguma marca do bar ou do lugar.

bar-sapatos2

O caso desse bar belga em especial chama a atenção porque o dono decidiu tomar medidas inéditas. Por lá, para beber em paz você precisa tirar os sapatos. É simples assim, existe uma cesta no centro do bar que é suspensa até o teto e levar os calçados junto. Dessa forma, o dono garante que ninguém vai pra casa com lembrancinha nenhuma. Os roubos costumam acontecer mais no inverno, já que o excesso de roupas costuma facilitar o esforço de esconder o item – que algumas vezes não era só o copo, mas um quadro ou qualquer outro item decorativo do pub.

bar-sapatos

A moda pegou, mas não é o único exemplo bizarro. Também na Bélgica, um outro bar optou por colocar microrrastreadores em seus copos. O investimento não foi pouco, Philip Maes, dono do Bruges Beerwall, gastou cerca de R$ 16 mil para garantir a segurança dos seus copos. Segundo o empresário, por ano o estabelecimento perdia em média 4 mil copos!