Japão recebe navios com tripulação morta

No total, foram 12 embarcações com 25 corpos em decomposição e seis crânios. O país suspeita que sejam embarcações norte-coreanas.

Os barcos foram encontrados a deriva e levados a terra pela guarda costeira japonesa. As estruturas das embarcações se encontravam severamente castigadas pelo tempo e, sua tripulação, pelo que restou das roupas, acredita-se ter vindo da Coréia do Norte. No interior de um dos barcos, também foi encontrado um tecido que parece teria sido uma bandeira norte-coreana.

Um cidadão norte-coreano, que conseguiu fugir para a Coréia do Sul, alega que essa é uma prática comum do ditador Kim Jong-um. Homens são enviados ao mar, na expectativa de aumentar o número de pesca, mas são obrigados a enfrentar o alto mar sem os equipamentos necessários.

Diante da polêmica, a Coréia do Norte nao emitiu nenhum comunicado. Enquanto isso, o Japão segue em busca de uma confirmação da origem dos navios. A comunidade internacional ainda tem outra preocupação em relação ao país norte-coreano, é de conhecimento geral que cerca de 50% das plantações do país foram prejudicadas por um forte seca; acredita-se que parte da população esteja enfrentando a fome, neste momento.