Há algumas décadas a existência de uma impressora 3D talvez tenha dominado os sonhos de alguma criança. Hoje, por outro lado, elas já existem e nos dão dia-após-dia exemplos incríveis do quão úteis elas são. Confira algumas das invenções mais legais e surpreendentes envolvendo essas máquinas.
Moda
Em 2009, a estilista Iris van Herpen começou a trabalhar em modelos criados com as impressões 3D. Acompanhada de um arquiteto, a holandesa defende que a tecnologia permite recursos ilimitados e reduz o valor de um obra personalizada, portanto torna o acesso a esses itens mais amplo. As roupas são impressas em poliamida, que é um material flexível. Portanto, apesar da aparência, as roupas prometem bastante conforto e flexibilidade.
Crime
Em 2013, o grupo Defense Distributed, liderado pelo norte-americano Cody Wilson, apresentou ao mundo a primeira arma de fogo impressa pela tecnologia 3D. Batizada de Liberator, a arma é capaz de disparar balas de pistolas comuns.
O norte-americano Leo Selvaggio bolou uma forma polêmica de se proteger das câmeras de segurança: uma máscara. Mas não uma máscara qualquer, o designer imprimiu a máscara com ajuda da tecnologia 3D. O artigo é vendido online e promete preservar seu rosto dos ilimitados recursos de invasão de privacidade do Estado.
Ficou surpreso? Ainda no ramo de máscaras, a também norte-americana Heather Dewey-Hagborg foi ainda mais longe! Com ajuda de um laboratório, ela escaneia o DNA de pedaços de lixo (como bitucas de cigarro), mapeia, sequencia e, com acesso a um banco de dados, é capaz de replicar, em impressão 3D, um rosto de verdade. Através de DNA. Incrível (e assustador)!
Ciência
Hu, esse chinês de 46 anos, sofreu um sério dano no crânio em um acidente. Com ajuda da impressão 3D, os médicos foram capazes de criar uma prótese sob medida para o caso dele.
Na imagem da direita, é possível ver um modelo de prótese de traqueia, desenvolvido para proteger o órgão de um bebê, que nasceu com a traqueia exposta. O material usado foi pensado para se adaptar mesmo ao crescimento natural da criança.
O britânico Stephen Power visitou a morte após um acidente grave de moto. Stephen foi a primeira “cobaia” de cirurgias estéticas usando próteses de impressão 3D no país, e o resultado foi bastante satisfatório. A cirurgia conseguiu recuperar boa parte de seu rosto.
Música
As possibilidades com a impressora 3D são quase ilimitadas, mas certamente o ramo de objetos do dia-a-dia foi o mais beneficiado. De brinquedos, a utensílios de cozinha, hoje é possível imprimir de tudo. É o caso da guitarra acima. Desenvolvida pela Robotec, o instrumento é brasileiro e reconhecido como a primeira guitarra do mundo impressa em 3D.
Incrível, não? Confira ainda um vídeo com mais criações inovadoras!