Esse grupo defende a extinção dos seres humanos

Parece absurdo? Mas realmente existe um grupo que defende e prega a extinção voluntária da vida humana na terra. O grupo mantém uma página na internet com informações e se chama VHEMT (sigla em inglês para The Voluntary Human Extinction Movement).

voluntary-human-extinction

Já ouviram falar na teoria da vara? Bom, esse grupo acredita que os seres humanos devem ser extintos do planeta por serem altamente nocivos ao planeta e as outras espécies animais e vegetais que aqui vivem. Como? Pela abstenção da reprodução. Ou seja, eles querem que você pare de ter filhos, para que a raça humana suma da face da terra.

Apesar da radicalidade, a filosofia do grupo tem seus pontos interessantes. Acreditam que os países desenvolvidos são os que mais apresentam risco ao planeta, e também defendem que a vida animal é mais importante do que qualquer conquista humana – como a ciência, por exemplo.

les-knight

A ideia surgiu em 1991, através do norte-americano Les U. Knight. Nascido em uma numerosa família, desde jovem ele defendia causas ecológicas, mas em um ponto achou que era insuficiente. Ele próprio optou pela vasectomia, aos 25 anos, para dar um exemplo de sua defesa da extinção.

Apesar de ter poucos adeptos, o movimento gera, no mínimo, uma reflexão em nós sobre que futuro nós queremos. Não da para negar que a raça humana e suas invenções, e descobertas, vem causando danos (talvez irreparáveis) ao planeta. Além disso, o uso de recursos naturais de forma irresponsável e descontrolada causa preocupação até a respeito da nossa própria sobrevivência em algum tempo, como a poluição dos rios, por exemplo. E você, o que acha de tudo isso?