A China é, de muitas formas, berço de diversas partes da nossa Sociedade. África e Ásia foram território ocupado por algumas das mais importantes civilizações da história, e até hoje continuam impressionando cientistas sociais. Recentemente, uma equipe de arqueólogos encontraram a receita e todo o equipamento usado por chineses, há 5 mil anos, na fabricação de sua cerveja artesanal.
Arqueólogos da Universidade Stanford, encontraram ao longo do rio Wei, o conjunto completo de peças usadas e, o que é mais impressionante ainda, resíduos da bebida. A descoberta é importante também porque reafirma a importância dessa bebida na história. A análise dos resíduos confirmaram que se tratava de cerveja e revelaram também os ingredientes da receita: cevada, milho-miúdo, capim-de-nossa-senhora e tubérculos.
A descoberta também mudou o panorama dos historiadores que acreditavam que a China apenas passou a cultivar cevada há 4 mil anos; agora, sabe-se que há 4 mil anos, os chineses passaram a comer cevada; mas o cultivo data de 1 anos antes, quando eles usavam a cevada para a fabricação de bebida alcoólica. Além disso, a descoberta também derruba a ideia que se criou de que os chineses desenvolveram a cerveja para uso alternativo da cevada que, acreditava-se, tinham em excesso.
[PNAS]