Ninguém gosta de uma mosca voando ao seu redor, né? Muitas vezes associadas a falta de higiene, esses insetos no entanto nem sempre tinham sua periculosidade levada a sério. Mas agora, isso provavelmente tende a mudar. Isso porque um estudo recente apontou que tanto a mosca doméstica, quanto a mosca varejeira, podem carregar cerca de 300 bactérias diferentes! E com isso contaminar os seres-humanos com diversas doenças.
Desde problemas no estômago até pneumonia, as moscas podem ser os verdadeiros vilões aí da sua casa. Os lugares favoritos das bactérias são as asas e as pernas das moscas. Ou seja, a cada vez que ela pousa em algum prato ou panela da sua casa, ela pode estar depositando bactérias.
A mosca doméstica é uma espécie encontrada em todo mundo, mesmo nos lugares mais remotos, e nela foram identificadas 351 bactérias diferentes. Mais comuns em áreas quentes, as moscas varejeiras carregam em si cerca de 316.
O estudo chama a atenção para a pouca atenção que organizações de saúde pública e Estados tem dado ao inseto quando se pensa em surtos de doença. Recentemente, foi amplamente divulgada a notícia de que moscas transmitem h.pylori, por exemplo. O estudo foi conduzido pela Universidade Estadual da Pensilvânia (PennState University), nos Estados Unidos.