Esse submarino alemão foi abatido graças ao cocô da tripulação

Você certamente sabe o que são submarinos, né? Uma das principais armas das forças navais de qualquer país, o submarino é uma embarcação capaz de navegar submerso – o que até pouco tempo atrás significava não ser rastreado pelo exército inimigo. Mas algumas coisas levaram tempo para serem aprimoradas.submarino-coco3

Por exemplo, os primeiros submarinos foram usados ainda na Primeira Guerra Mundial, mas apenas na Segunda eles se tornaram vitais na estratégia militar. Os primeiros submarinos alemães eram extremamente desagradáveis para seus tripulantes, a ponto de não oferecer o básico: ou seja, lugar para fazer cocô. Naqueles modelos, as fezes eram acumuladas em um compartimento e só podiam ser dispensadas quando o submarino subia até a superfície. Acontece que submarinos costumam ficar submersos por muito tempo, o que resultava em um mau cheiro insuportável.

submarino-coco2

A tecnologia eventualmente chegou e os submarinos alemães receberam um sistema para facilitar a eliminação das fezes, mas acabou criando um enorme problema. Para tornar a “descarga” possível, um complicado sistema de pressurização era acionado. O controle de pressão era responsável por eliminar as fezes sem permitir que a água do mar entrasse no submarino. Mas em uma das tantas idas ao banheiro, o sistema de pressurização foi confundido e uma porção d’água invadiu a embarcação. Não foi suficiente para afunda-la, mas foi o suficiente para danificar as baterias e soltar gás clorado no ar. O capitão Karl Adolf Schlitt decidiu levar o submarino à superfície para que seus tripulantes pudessem respirar ar puro, do contrário todos morreriam.

submarino-coco

Mas aquilo que deveria salva-los acabou condenando muitos. Uma vez na superfície, o submarino foi alvejado e um tripulante acabou morto a tiros. 36 conseguiram se salvar com a ajuda de pequenas embarcações, 3 morreram afogados e 10 foram capturados por soldados inimigos.

Escrito por Roberta Machado

Gosto de escrever sobre diversos temas, principalmente sobre curiosidades e fatos desconhecidos.