Se Jesus tivesse vivido nos dias de hoje, nós teríamos diversas selfies disponíveis na internet com Ele, e outras fotos… Afinal, ele provavelmente seria uma celebridade, seguida por todo lugar. Mas esse não é o caso, ele viveu há muito tempo, em um tempo em que não havia fotografia e os registros visuais eram feitos com pinturas.
Essas são 5 das mais antigas pinturas de Jesus Cristo registradas na história. Confira a história:
1. Jesus curando uma mulher com hemorragia
Esta pintura foi encontrada em Roma, na Catacumba de Marcelino e Pedro, e historiadores acreditam que ela foi pintada entre os anos de 300 e 350. A imagem retrata uma passagem que se passa nos evangelhos de Lucas, Marcos e Mateus. O relato conta que havia uma mulher com sangramento há 12 anos e que foi curada após tocar nas túnicas de Cristo, ela foi salva pela fé, Jesus teria dito.
2. O bom Pastor
Uma representação pouco habitual de Jesus Cristo, nesta pintura, Cristo aparece com um carneiro nos ombros – um símbolo das almas que ele salvou. Essa imagem foi encontrada nas Catacumbas de Calisto, em Roma, e acredita-se que tenha sido feita em meados do século 3.
3. Grafite Blasfemo
Também conhecido como “Grafite de Alexamenos”, essa gravura foi descoberta próximo ao Palatino, em Roma, e mostra a crucificação de Cristo. Também esta gravado em grego a frase “Alexamenos adora a Deus!”.
4. Madona com menino Jesus
O afresco abaixo é provavelmente o mais antigo com a Virgem Maria segurando o menino Jesus que se tem notícia na história. Ele foi encontrado nas Catacumbas de Priscilla, em Roma.
5. Cura de um paralítico
A imagem abaixo retrata a passagem bíblica da cura de um paralítico e foi encontrada nas paredes da capela batismal da Igreja Dura Europos, na Síria. A pintura foi pintada provavelmente feita em 235 e descoberta em 1921. Esta igreja inclusive é considerada uma das primeiras igrejas cristãs da história e funcionou durante os anos de 233 e 256.