Enorme! Maior cachoeira artificial do mundo fica na China

Cachoeiras são sempre cenários deslumbrantes, não importa necessariamente o tamanho da queda-d’água. Mesmo assim, se tamanho é documento para você… Aqui vão duas informações: a maior queda-d’água natural do mundo fica na Venezuela, Salto Ángel, tem absurdos 979 metros de altura (não da pra botar as costas embaixo); enquanto isso, foi inaugurado recentemente na China a maior cachoeira artificial do mundo.

A estrutura faz parte do prédio Liebian International Plaza, em Guiyang, e mede 108 metros de altura. O prédio é um dos novos investimentos a se basear em Guiyang, uma região historicamente pobre que vem recebendo novos recursos com a entrada de multinacionais. Da uma olhada na magnitude do empreendimento:

Para o negócio funcionar, não é barato. A cachoeira tem custo médio de 118 dólares por hora, isso contando só o gasto em energia elétrica. Segundo os idealizadores do projeto, a água é captada da chuva e passa por um processo de limpeza antes de ser bombeada para a queda-d’água. São necessárias 4 bombas gigantes para dar conta do serviço.

Todo o projeto é realmente grandioso, mas tem gerado críticas. Pessoas locais tem se mostrado preocupadas em relação ao desperdício desnecessário de água e energia. Para se defender desse tipo de argumento, os responsáveis pelo prédio divulgaram a informação de que a água é reaproveitada da chuva. O Liebian International Plaza abriga um hotel, um shopping center e escritórios.