E se a Terra não tivesse mais oceanos?

Oceanos-e-Mares-BelosVocê sabe para que servem os oceanos? Bom, temos uma vaga noção de que eles são lar de várias espécies de animais marinhos e de que eles nos fornecem praias, de que sem eles as grandes navegações jamais teriam acontecido e etc. Mas qual a função deles no equilíbrio ecossistêmico do mundo? São dois, principalmente:

Os oceanos são responsáveis por equilibrar o calor. Ou seja, graças a eles o sol chega apropriadamente aos polos, e também não torra o equador (não o país). As águas do oceano absorvem o calor do sol, além de refletir,  e distribuem esse calor através das correntes oceânicas. Eles literalmente equilibram a temperatura do planeta. Além disso, a segunda função, eles são parte fundamental no ciclo da água. Simplificando, não teria mais chuva.

Se acordássemos amanhã em um mundo sem oceanos, teríamos a nossa disposição apenas  3,5% da água que hoje temos no mundo. É pouquíssimo, e comprometeria nossa sobrevivência, além da dos outros seres vivos.

Embora a sobrevivência dos seres humanos não fosse ameaçada de imediato, nossa extinção seria questão de tempo.

nascer-do-sol-no-desertoNós literalmente poderíamos virar torrada, além disso, os índices de dióxido de carbono na atmosfera seria estrondosa: isso significa, trocando as palavras, que seria um calorzinho infernal.

Nós morreríamos, e o planeta seria um imenso deserto.

[howstuffworks]