Dudolf e o viral “ache o panda”

Se você esta lendo isso, é porque tem acesso a internet. Se tem acesso a internet, provavelmente tem conta no facebook e, por consequência, se deparou com a seguinte imagem nos últimos dias.

ache-o-panda

31O desafio é simples: achar o panda, no meio de todos esses bonecos de neve. A brincadeira foi ideia do artista húngaro Dudolf, no facebook, e rapidamente se tornou viral em diversas redes sociais. Agora, Dudolf ataca novamente. Ache o gato no meio das corujas:

ache-o-gato

Enquanto alguns resolvem o problema rapidamente, outros enfrentam verdadeiros estados de nervos graças a frustração por não conseguirem. Mas por que é tão difícil desvendar a charada?

A resposta esta no nosso cérebro e em como ele arquiva semelhanças e diferenças. O cérebro humano é projetado para detectar diferenças nos padrões; que são registradas como partes incomuns que precisam ser consideradas de forma cuidadosa. Apesar de, a princípio, um panda (por exemplo) no meio de vários bonecos de neve ser algo fácil de localizar, como na ilustração ele foi feito de forma camuflada, nosso cérebro tem dificuldade em enxerga-lo como diferente. Nós o vemos, mas não percebemos. Por isso, leva tempo.