Descubra porquê Sabrina Pasterski é considerada a “nova Einstein”

Talvez você nunca tenha ouvido esse nome, mas Sabrina Pasterski é um destaque entre físicos de todo mundo. Isso porque a jovem, de apenas 23 anos, já impressionou academicistas e cienticistas de grandes instituições – como Harvard e MIT, por exemplo – e caminha para ser uma das físicas de maior destaque do mundo com menos de 30 anos.

sabrina-einstein3

Sua trajetória no PhD de Harvard foi tão impressionante, que a garota foi chamado de a “nova Einstein”. No MIT, ela se tornou a primeira mulher em duas décadas a se formar entre os melhores da turma, e conseguiu o feito em apenas 3 anos.

O reconhecimento chegou até Stephen Hawking, que a citou em 2016. Além disso, ela tem em seu currículo diversos prêmios e bolsas de estudo, como a Hertz Foundation Fellow (2015) e o MIT Physics Rising Star (2016). Como se fosse pouco, ano passado ela foi convidada a participar do encontro anual Lindau Nobel Laureate.  Para finalizar, a revistas Forbes a elegeu como uma das personalidades mais influentes do mundo abaixo dos 30 anos.

Atualmente, Sabrina estuda buracos negros e a natureza da gravidade e do espaço-tempo, temas que são extremamente complexos e desafiadores na física. Seu foco está no estudo da gravidade quântica, área que busca explicar e compreender o fenômeno da gravidade dentro da mecânica quântica.

E se você acha que ela está encantada com a atenção que vem recebendo em todo o mundo, se enganou. A jovem é mestre em recusar convite de entrevistas e deixa um comunicado fixo em seu site: “sou apenas uma universitária. Tenho muito a aprender. Não mereço a atenção”.

A trajetória da jovem começou cedo, e talvez por isso seja tão fascinante. Com 16 anos, Sabrina, que é filha de mãe cubana e pai polonês, se tornou a pessoa mais jovem no mundo, que se tem conhecimento, a construir, registrar como aeronavegável e conduzir seu próprio avião.

sabrina-einstein

sabrina-einstein2

Mas esse desfecho impressionante começou muito antes, quando, com apenas 9 anos, a garota se interessou e começou a pilotar aeronaves. Com 10 anos, ela começou a treinar a montagem e desmontagem de um motor de avião. Com 12 anos, ela começou a construção do seu próprio monomotor. O início do projeto foi em março de 2006, e terminou em outubro de 2007.

fonte: physicsgirl