5 Coisas que você não sabia sobre o Dia das Mães

Hoje é dia 8 de maio e grande parte do mundo comemora o Dia das Mães. Mas e você, o que sabe sobre esse dia?

dia-das-maes-1

A figura materna possui um dia em sua homenagem desde a mitologia grega, onde os cidadãos tinham o costume de celebrar o dia de Reia, mãe dos deuses, com a chegada da primavera. Mas a data como a conhecemos surgiu bastante tempo depois, nos Estados Unidos, através de Ann Maria Reeves Jarvis.

PUBLICIDADE

Ann foi uma importante ativista, sua primeira notável ação pelo reconhecimento da maternidade foi, na verdade, um movimento em prol da vida de crianças. Ela fundou, em 1858, o Mothers Days Works Clubs, como forma de chamar a atenção e combater as altas taxas de mortalidade infantil dentre as famílias de trabalhadores. Depois desse, outros dias especiais foram sendo criados ao longo da história quando, finalmente, em 1907, Anna Jarvis, filha de Ann Maria, fundou definitivamente o Dia das Mães. No entanto, conforme a data foi se tornando comercial e se esvaziando de sentido, Anna se afastou do movimento e passou a lutar contra a comemoração.

Sobre dados mais recentes, confira 5 curiosidades:

1. No Brasil, a data apenas foi oficializada em 1932 por Getulio Vargas, então presidente. No entanto, não é uma data fixa, mas sempre o segundo domingo do mês de maio. Em Portugal, por exemplo, comemora-se no primeiro domingo do mês.

PUBLICIDADE

2. Segundo o IBGE de 2010, no Brasil, existe cerca de 47 milhões de mães. Isso corresponde a 48% da população feminina no país. O estado que mais possui mamães é Mato Grosso do Sul, onde 65% da população feminina é mãe.

dia-das-maes2

3. É impossível conseguir um dado exato sobre a preferência de brasileiros entre pais e mães, mas uma coisa é certa: nos esforçamos mais para agradar as mães em data comemorativa. Segundo o ranking de vendas no país, o dia das mães é o segundo dia de maior lucro para o comércio no país, perde apenas para o natal. O dia dos Pais, por outro lado, ocupa apenas a 5º colocação, atrás ainda de Páscoa e Dia das Crianças.

PUBLICIDADE

4. Na Sérvia, o dia das mães é comemorado de forma peculiar. Dois domingos antes do natal, em dezembro, as mães são amarradas na cama por seus filhos de forma que não consigam levantar.

5. Na Coréia do Sul a distinção de pais e mães não existe na data comemorativa, portanto se comemora o dia de quem cuida.