Consumo excessivo de álcool pode causar 7 tipos de câncer

Você é do tipo que não dispensa uma festa no fim de semana? Entorna bebida alcoólica como se não houvesse amanhã e, amanhã faz tudo de novo? Então essa publicação pode ser para você.

Acontece que um grupo de pesquisadores da Nova Zelândia conseguiu associar o abuso de álcool com o surgimento de 7 tipos de cânceres diferentes. Então, aquela sua crença de que não faz parte do grupo de risco porque não fuma, é furada.

bebida-alcoolica-cancer3

O estudo foi publicado no New Scientist e chama a atenção. Segundo Jennie Connor, coordenadora da pesquisa na Universidade de Otago, o álcool foi responsável por 500 mil mortes relacionadas a câncer em 2012, isso equivale a mais de 5% das mortes em decorrência de câncer em todo o mundo.

bebida-alcoolica-cancer

Susannah Brown, coordenadora do World Cancer Researc Fund, listou quais são os tipos de câncer relacionados a descoberta: boca e garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e de mama.

Embora fique claro que os maiores riscos estão relacionados ao consumo excessivo, o uso moderado de álcool não é descartado como potencial causador de câncer. Como Jennie Connor explicou, quando o assunto é câncer não existe uma medida fechada do que é seguro ou não.

[new scientist]

Escrito por Roberta Machado

Gosto de escrever sobre diversos temas, principalmente sobre curiosidades e fatos desconhecidos.