(Cafezinho) Saiba os Efeitos Causados em nosso Organismo

Em pesquisa recente, foi apontado que quase 80% dos brasileiros consomem café regularmente. Se você faz parte desse grupo, essa matéria é definitivamente para você. Confira alguns dos efeitos do café no organismo humano.

cafe

O café não desperta:

Talvez isso pareça contraditório, mas, como no caso de muitas outras substâncias, a cafeína é capaz de gerar resistência no organismo humano. Dessa forma, quanto mais café você toma, mais tolerante se torna aos efeitos. O que é comum, e talvez seja seu caso, é que para viciados ao tomar o café eliminamos efeitos de abstinência. No entanto, a cafeína tem sim o poder de deixar o usuário desperto, mas isso tem efeito apenas em pessoas não acostumadas.

O café ajuda no combate a dores: 

Quem toma café com regularidade sabe, ficar sem pode causar dor de cabeça e, em algumas pessoas, até dores no corpo. O que você provavelmente não sabe é que a cafeína de fato tem propriedades que ajudam no combate a dores. Dessa forma, tomar uma pequena dose de café após um analgésico pode aumentar em 40% o efeito do comprimido.

Pode ser a causa da sua irritabilidade:

Parece estranho? Mas é verdade. A irritabilidade está intimamente ligada a falta de paciência. A cafeína é capaz de liberar muita adrenalina no corpo, como se o indivíduo levasse um susto. Por sua vez, a adrenalina causa impaciência e até tremores.

Pode causar problemas intestinais: 

Se você tem problemas intestinais, a causa pode ser o café. A cafeína presente no café pode agir como laxante, o que potencialmente causará cólicas.

Pode diminuir os seios: 

A cafeína tem poder de alterar os níveis de estrogênio no corpo, o que pode desregular o crescimento dos seios ou diminui-los. No caso dos homens, o efeito é contrário.