Brasil tem 6 atletas gays assumidos nas Olimpíadas 2016

Ainda estamos longe de poder dizer que vivemos num mundo ideal – no qual pessoa não são discriminadas por ser quem são – e ainda nos deparamos com notícias lamentáveis de violência, mas não podemos dizer que as coisas não tem mudado.

Os Jogos Olímpicos do Rio já foram eleitos como os “jogos mais gay da história”, e isso, embora talvez não seja verdade, se deve ao alto número de atletas “fora do armário” na edição. Em 2016, a comunidade tem mais do dobro de atletas na competição. Se em 2012, em Londres, eram 23; hoje, no Rio, são 46!

atletas-gays-rio-20163

É claro que isso não expõe de fato o número de pessoas LGBT, porque muitos ainda (por diversos motivos) ainda não puderam tratar aberta e publicamente de sua própria vida, mas é um sintoma de como as coisas estão caminhando para um cenário melhor.

atletas-gays-rio-20162

Na delegação brasileira, são 6 atletas. O número é baixo e provavelmente não reflete fielmente a realidade, já que o Brasil tem mais de 450 atletas inscritos nos Jogos (462), mas não deixa de ser um dado relevante. Em Londres, apenas a goleira Mayssa, do Handebol, era assumida. Hoje, a lista conta com Larissa (do vôlei de praia), a medalhista de ouro Rafaela Silva (judô), Julia Vasconcelos (taekwondo), Isadora Cerullo (rúgbi) e Ian Matos (saltos), além da própria Mayssa.

Se, em um momento, a homossexualidade era vivida escondida por medo, agora parece que as coisas estão menos absurdas.

atletas-gays-rio-2016

Larissa correu para os braços da esposa depois da vitória na areia, o narrador da globo gaguejou para narrar o momento e se limitou a dizer “aí a Larissa comemorando com sua companheira”, rapidamente mudando o foco para Talita, o outro 50% da dupla, detalhando o casamento bem sucedido e hétero da atleta. Rafaela não omitiu de ninguém sua esposa, um dos motivos pelos quais sua carreira vai tão bem. Uma dupla e tanto! Nikki Shumaker, namorada de Mayssa, está no Rio para acompanhar a goleira da seleção, e tem dado entrevistas abertas sobre seu relacionamento. E Isadora.. Ah, a Isadora foi pedida em casamento por sua noiva, em frente a câmeras, no meio do campo!

E é esse o caminho, certo?

[outsports]