Baleias e golfinhos sofrem o luto como humanos

Você sabia que golfinhos e baleias são animais extremamente inteligentes? Algumas pesquisas indicam que eles, assim como os humanos, são uns dos poucos animais que possuem autoconsciência. Ou seja, estão cientes de sua própria existência no mundo.

Uma nova pesquisa igualmente interessante indicou que, além disso, eles também são uns dos poucos que ficam em luto pela perda de parentes. É importante dizer que as baleias e golfinhos reconhecem sua família. Motivados pelo estranho hábito dos grandes mamíferos em não largar os cadáveres de seus entes queridos, os pesquisadores fizeram essa descoberta.

baleias-golfinhos-luto

O estudo, realizado na Universidade de Milano-Bicocca, na Itália, é um dentre muitos na área. Por exemplo, outros estudos prévios já indicaram que girafas e chipanzés também demonstram comportamento próximo ao luto, quando um de seus próximos morre.

O comportamento dos animais demonstra uma relação profunda e muito sentimental. Por exemplo, elefantes tem o hábito de voltar para visitar os corpos de elefantes mortos. O processo envolve um dano emocional muito grande nos bichos.

Fato é que é difícil fazer qualquer afirmação, mas os pesquisadores tem grande chance de estarem certos.

[NatGeo]