Anticoncepcional masculino pode chegar ao mercado

fffff

Sem dúvida a descoberta dos métodos anticontraceptivos mudou a vida de muitas mulheres. Desde a simples camisinha até as pílulas de anticoncepcional, o método oferece tranquilidade e segurança pela eliminação dos riscos de gravidez inesperada. Acontece que em pouco tempo, os homens também poderão decidir por não ter filhos, sem ter que exigir de suas parceiras o uso dos anticoncepcionais.

Nos Estados Unidos, a Fundação Parsemus vem desenvolvendo o anticoncepcional masculino, que dispensa a cirurgia (o que a difere do atual método, a vasectomia). O Vasagel é injetado em vasos presentes nos testículos – que são o canal dos espermatozóides para fora, através da ejaculação – e bloqueia a passagem das células reprodutivas masculinas. O produto não altera em nada o funcionamento dos órgãos reprodutores e nem afetam a produção de hormónios. Para reverter, o procedimento é o mesmo. Injeta-se outra substância que diilui a primeira, em poucas semanas o homem volta a ser capaz de ter filhos.

Vasalgel_Infographic_Lina-WEB
Os responsáveis pela pesquisa esperam conseguir realizar testes em humanos a partir de 2016, o que alimenta a expectativa de colocar o procedimento no mercado até o ano de 2018. A duração do efeito da primeira injeção ainda não tem um prazo determinado. Em coelhos, foi observado a eficácia por um ano até que os cientistas diluíssem a substância. O procedimento também não possui ainda um preço sugerido.

Os métodos anticoncepcionais oferecidos as mulheres não são adequeados para homens, porque as substâncias podem causar problemas consideráveis e, possivelmente, irreversíveis, na produção de testosterona, podendo levar até a atrofia testicular. Por isso, a recepção do público a essa novidade tem tudo para ser positiva.

 

fonte: parsemusfoundation