O que alunos querem que seus professores saibam?

A pedagogia é rodeada de diversas teorias. Muitas delas foram, são e continuarão sendo muito importantes para o desenvolvimento da educação como um todo e, principalmente, dos educandos. Dessa forma, não são esses os que deviam ser escutados principalmente?

A professora Luana Tolentino chegou a essa conclusão e, durante suas aulas, passou a perguntar aos seus alunos o que eles gostariam que ela soubesse. As respostas foram inesperadas e surpreendentes. Luana contou ao Centro de Referências em Educação Integral que o processo é espontâneo e as crianças se envolvem bastante com a ideia de serem ouvidas. Sua experiência foi com alunos do 6º ano.

Ainda ao CREI, ela fez uma espécie de lista com os benefícios da proposta, como por exemplo: estabelecer relação de aproximação/confiança; detectar problemas na sala de aula; fomentar a autonomia; pensar em soluções para a sala de aula. Tudo isso é possível porque a professora defende que os alunos devem se sentir livres e seguros para escrever o que realmente eles querem que a professora, ou professor, saiba.

Luana também compartilhou alguns dos relatos recebidos, sem revelar a identidade dos alunos. Muitas das respostas são reveladoras e extrapolam o espaço físico da escola.

professor saiba

professor saiba2

professor saiba3

professor saiba4

professor saiba5

professor saiba6

professor saiba7

professor saiba9

professor saiba10

professor saiba67

 

[Geledés]