Afinal, os cães sonham com o que?

Se você tem um cachorro, é provável que já tenha observado que ele se mexe bastante enquanto dorme. Os movimentos – normalmente, contraindo e esticando as patas – realmente indicam que o animal está em um estágio de sono profundo e sonhando. A teoria foi provada por um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), de 2001.

sonho-caes

Assim como ocorre com humanos, no caso dos cachorros, ao atingir esse estágio de sono, sua respiração tende a cair e nota-se um aumento nos movimentos oculares. Esse estágio costuma acontecer cerca de 20 minutos depois do seu amigão ter ido dormir, e indica que ele está sonhando.

Agora, se você sempre se perguntou com o que os cachorros sonham, talvez essa publicação do Mental Floss tenha a resposta: cotidiano. Isso mesmo! Assim como nós, os cães costumam sonhar com casos cotidianos do seu próprio dia-a-dia. Ou seja, eles podem estar perseguindo presas, ou brincando, aprontando, etc… Além disso, a pesquisa também notou que cães mais velhos tendem a sonhar mais do que cães mais novos. Assim como cães de pequeno porte também costumam sonhar mais do que cães maiores.

Sabe aquele conhecimento popular que diz para não acordar um cão no susto? Isso realmente é válido. Se você notar que seu cãozinho está em sono profundo e sonhando, evite desperta-lo de forma brusca ou barulhenta, isso pode ter consequências.