O número de pessoas que sofrem de diabetes no mundo aumentou em quatro vezes, apenas entre 1980 e 2014, de acordo com um novo relatório divulgado pelo World Health Organization (WHO – Organização de Saúde Mundial). O disparo alarmante parece estar sendo causado por mudanças de estilo de vida, particularmente em países de renda baixa ou média, onde o aumento de disponibilidade de comidas gordurosas e açucaradas transformou a dieta das pessoas para pior.
De acordo com o relatório, aproximadamente 422 milhões de adultos viviam com diabetes em 2014, comparado a 108 milhões em 1980. Levando em conta o aumento populacional global nesse período, o aumento percentual é de 4,7% para 8,5%, quase o dobro.
A diabetes pode ocorrer de duas formas: tipo 1, quando o corpo não produz insulina suficiente; tipo 2, quando o corpo não consegue fazer o uso adequado da insulina. A insulina é um hormônio vital produzido pelo pâncreas, e realiza a regulação dos níveis de açúcar no sangue ao permitir que as células absorvam a glicose da corrente sanguínea.
Quando este processo é interrompido, os níveis de glicose no sangue podem tornar-se perigosamente elevados, resultando em uma cadeia de consequências potencialmente fatais, como a insuficiência renal ou complicações cardiovasculares.
Em crianças, o alerta também vale. Retomar hábitos como ingestão de frutas, e eliminar o excesso de guloseimas pode garantir um futuro mais saudável.