Talvez você não saiba, mas o Bill Gates é um leitor voraz… Ele lê, em média, 50 livros por anos. O co-fundador da Microsoft é um leitor tão apaixonado que criou no Gates Notes um espaço para dar notas e comentar os livros que lê. Para ajudar seus fãs a passar as férias que estão chegando, ele sugeriu cinco livros! Quer saber quais são?
1. “Everything Happens for a Reason and Other Lies I’ve Loved”, de Kate Bowler
Kate Bowler conta sua experiência ao ser diagnosticada com câncer. Ela partiu em busca de uma descoberta espiritual e compartilhou suas reflexões neste livro. A autora questiona a ideia de que “tudo acontece por um motivo”, ou de que as coisas ruins acontecem porquê você fez por merecer.
Para Gates, o livro possui uma conexão especial com sua própria realidade. Seus avós eram muito religiosos e acreditavam nessa ideia, tanto que seu avô culpou a esposa de ter cometido algum pecado quando ele adoeceu.
2. “Leonardo da Vinci”, de Walter Isaacson
Bill Gates tem uma relação de muita admiração com Da Vinci, ele nunca escondeu que o considera uma das pessoas mais impressionantes da história. Gates considera a biografia de Isaacson uma das mais detalhadas e acuradas disponíveis.
“O melhor livro que já li sobre Leonardo, esse em questão ajuda a enxergar Da Vinci como ser humano e entender porque ele era especial. Ele foi capaz de compreender tudo que se sabia naquele tempo”, diz Gates.
3. “Origin Story: A Big History of Everything”, de David Christian
David Christian é um importante historiador e mantém um curso online, Big Histoy, onde fala um pouco de tudo. Esse livro é uma grande narrativa que tenta ligar toda a história da humanidade em uma só. Para Gates, a missão é concluída com sucesso.
4. “Lincoln no Limbo”, de George Saunders
Abraham Lincoln é uma figura admirada em todo mundo, mas poucos conhecem sua história. Este livro mistura realidade e ficção para contar a história de Lincoln após a morte de seu filho. A narrativa mostra como esse fato afetou o ex-presidente a um nível pessoal, o fazendo compreender melhor a dor de famílias que perdiam seus membros durante a guerra – a morte de seu filho aconteceu logo após o começo da Guerra Civil.
Para Gates, é interessante pensar como esse acontecimento pode ter influenciado o governo do presidente, que se destacou pelo esforço em encerrar a guerra e abolir a escravidão.
5. “Factfulness: Ten Reasons We’re Wrong About the World — and Why Things Are Better Than You Think”, de Hans Rosling com Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund
Para Gates, “um dos livros mais importantes que já li – um guia indispensável para pensar claramente sobre o mundo”. Neste livro, Hans Rosling, um grande pensador que dedicou a vida a isso, tenta demostrar como estamos subestimando nossa própria trajetória enquanto sociedade.
A leitura tenta demostrar o quanto desperdiçamos ao focar apenas no que esta errado, dando poder demais aos nossos fracassos enquanto humanidade. Para Gates, um dos livros mais importantes da história.