O suor não é a coisa mais agradável que nosso corpo produz, mas ele tem sua função – como, praticamente, tudo que envolve o nosso corpo. Não atoa, existe uma industria inteira lucrando com a produção de desodorantes, anti-transpirantes, retiradores de manchas, e outros produtos que prometem nos ajudar a “combater o problema”.
O suor é bastante normal, especialmente em lugares quentes, mal-ventilados e etc, mas existem algumas condições que desregulam nosso corpo e nos fazem suar além da conta. Leia e descubra que condições são essas:
1. Hiperidrose primária
“Hiperidrose” é apenas uma forma meio extravagante de dizer “muito suor”, que é exatamente o que acontece com pessoas que sofrem dessa condição: elas suam, bastante. E o mais delicado é que elas suam em situações meio imprevisíveis, não importa se fizeram ou não algum esforço físico.
Os médicos ainda não chegaram a um consenso do que causa essa condição, mas não desanime! Existem diversas formas de tratamento. Alguns tratamentos são mais suaves, como antitranspirantes pesados ou medicamentos que impedem a estimulação das glândulas sudoríparas. Outros tratamentos são um pouco mais invasivos, mas dão resultado, como Botox, que bloqueia temporariamente os nervos que estimulam a transpiração, ou iontoforese, que usa uma corrente elétrica suave para desligar temporariamente glândulas sudoríparas.
2. Menopausa
Se você já viveu perto de uma mulher passando pela menopausa, sabe: ela sente calor, muito calor. Isso se deve basicamente a mudança de hormônios que acontece naquele período, especialmente o estrogênio e progesterona.
3. Hipertiroidismo
De novo, a causa aqui são os hormônios. Dessa vez, o responsável deixa de ser os ovários e passa a ser a glândula tireoide, produzindo o hormônio tireoide demais, o que causa o hipertireoidismo. Apesar de algumas vezes ser bastante severa, o tratamento para esse problema se consiste basicamente em medicações e/ou cirurgia. Em alguns casos, o corpo da conta do problema sozinho.
4. Doença cardíaca
Não que eu queira te alarmar e deixar paranoico, mas o excesso de suor pode também estar ligado a falha no sistema cardíaco. Um ataque do coração é capaz de desregular seu sistema nervoso, te levando a suor excessivamente. Mas não fique desesperado, apenas mantenha os check ups em dia com seu médico!
5. Transtornos de Ansiedade: Transtorno de Pânico
No Brasil, estima-se que cerca de 6 milhões de pessoas já tenham sofrido, ou sofrem regularmente, de distúrbios de pânico. Já os que sofrem de ansiedade representam quase 10% da população. O mesmo sistema nervoso (simpático) relacionado com o item anterior é o responsável pelo suor aqui. Ataques de pânico e ansiedade, comumente, são transtornos que atacam sem a pessoa esperar, causando dor no peito, falta de ar, confusão mental, entre outros sintomas.
Você tem alguma sugestão para essa matéria? Envie para a gente!
fonte: howstuffworks