Você com certeza já ouviu falar de uma série de distúrbios mentais, né? Alguns são mais comuns, como são as fobias ou síndrome do pânico, por exemplo. Mas alguns seguem sendo tão raras que as pessoas não falam a respeito, o que torna esses distúrbios quase desconhecidos. Como é o caso da Prosopagnosia.
Você já imaginou viver dia após dia sem conseguir se lembrar do rosto das pessoas que você ama? É até difícil de imaginar quais são as consequências dessa condição, né? Mas é assim que vivem as pessoas que sofrem de Prosopagnosia.
As vítimas desse distúrbio tem muita dificuldade, ou completa incapacidade, em reter rostos em sua memória. Em muitos casos, elas são capazes de enxerga-los tão bem quanto qualquer um, mas é como se aquela imagem se apagasse em segundos. Isso acontece porque a parte do cérebro responsável por reconhecer rostos não se desenvolve como deveria.
Até pouco tempo atrás, acreditava-se que essa era uma condição extremamente rara, mas estudos mais recentes apontaram que, na verdade, a Prosopagnosia é uma condição mais comum do que se imaginava. Atualmente, uma a cada cinquenta pessoas apresenta alguma variação do transtorno. Descobriu-se que se trata de um problema altamente hereditário.
A Prosopagnosia não é muito retratada, mas algumas obras falam dessa condição em sua história. Como é o caso do filme “Faces in The Crowd”, protagonizado pela atriz Milla Jovovich. Na história, Milla interpreta o papel de uma mulher que sofre do transtorno e é testemunha de um crime. Ela precisava de proteger de um assassino em série que não é capaz de reconhecer.