Sabe aqueles pratinhos e copinhos de plastico que você usa na sua festa de aniversário ou no churrascão de domingo? Na França, você não conseguiria mais fazer isso… O país é o primeiro do mundo a banir esse tipo de material feito de plástico derivado de petróleo. A notícia não agradou em nada os grandes produtores desse tipo de material, que já apelaram para a União Européia para pressionar a lei. Mas, por enquanto, os franceses vão ter que se acostumar a esse novo estilo de vida.
Como ficam as festchenhas?
Dificilmente alguém conseguiria ser capaz de dar uma festa hoje sem contar com esses auxílios descartáveis, né? Por isso que a proposta francesa é substituir os materiais derivados de petróleo, por outros que sejam feitos a base de plantas – ou seja, com processos de decomposição radicalmente inferiores ao plástico de petróleo.
Dessa forma, as festchenhas francesas estão a salvo!
A ideia do governo francês é que a mudança esteja efetivamente ativa até 2020, isso, claro, se as produtoras não conseguirem uma intervenção da União Européia a partir da lei européia de livre circulação de produtos.
Como será que essa história vai ficar, ein?