A Global Citizens teve uma ideia bem sensível para expor e combater algumas das leis mais sexistas do mundo. Por exemplo, você sabia que no Singapura, um marido pode estuprar sua esposa desde que ela tenha mais de 13 anos? Pois, além destas, outras várias leis ao redor do mundo demonstram como a caminhada por igualdade entre gêneros ainda é longa!
A existência dessas leis demonstram claramente como, em alguns lugares do mundo, a mulher continua sendo vista como meramente um objeto, ou ainda como um ser doméstico que não deve fazer nada além de cuidar da casa e família. Muitas das leis são violentas e recusam as mulheres o direito básico de humanidade.
No Brasil, apesar da situação não ser tão exposta e explícita como no caso desses países, mulheres ainda são vítimas de violências cotidianas por essa mesma lógica. Quando, por exemplo, são culpabilizadas pelo estupro que são vítimas; quando recebem menos que os homens com as mesma especialização; quando são julgadas por comportamentos que, quando adotados por um homem, não são julgados.
*No facebook, é possível assistir o vídeo legendado na página Empodere Duas Mulheres.