O sono é sem dúvida uma das coisas mais importantes para o ser humano. Sem uma boa noite de sono, todo o nosso organismo começa a dar sinais de exaustão e passamos a enfrentar verdadeiras batalhas para realizar tarefas simples: como manter os olhos abertos.
Contudo, apesar de simples, com a mudança no estilo de vida cada vez mais constante, experimentamos e praticamos péssimos hábitos antes, durante e depois do sono. Você sabe o que é prejudicial a sua saúde? Trouxemos algumas dicas do que não fazer ao acordar.
1. Evite a soneca de 5 ou 10 minutos
Se você precisa acordar, não tente se enganar com aqueles 5 minutinhos de soneca. O impacto desse hábito no organismo é devastador, e a falsa sensação de que você “dormiu mais”, na verdade, só proporcionou ao corpo mais uma chance de ser despertado bruscamente.
2. Evite o café pelas 2 horas seguintes
Chocante, né? O café auxilia na produção de Cortisol, substância ligada ao estresse. A relação disso com o sono é que o corpo produz cortisol sozinho por 2 horas logo após o despertar. Sendo assim, o consumo de café pode intensificar o seu estresse.
3. Não confira e-mails ou mensagens
Se você dorme perto do celular, tente se reeducar a não conferi-lo antes de levantar, tomar café e se vestir. O cérebro precisa desse tempo para se ajustar, o estímulo que a tela do celular – além dos mil problemas que uma simples mensagem pode causar – oferece ao cérebro é completamente indesejado.
4. Exercícios pesados
Se você curte malhar logo que acorda, tente ao menos dar ao seu corpo um tempo, maior que 30 minutos, antes de partir para os exercícios.
5. Sair da cama rapidamente
Isso é um erro comum, mas o ideal é permitir que o corpo desperte lentamente. Sair da cama lentamente é uma arte que você precisa dominar.