Sabe aquele abraço aconchegante que você acha que dá no seu cachorro e o alivia de toda atenção, além de demonstrar carinho? Bom, as coisas não são exatamente assim. É de partir o coração, mas uma pesquisa revelou que, na verdade, abraços podem tensionar cães e deixa-los ansiosos.
Stanley Coren, um norte-americano escritor e professor doutor em Psicologia, apaixonado por cães, fez essa revelação. Coren explicou que para o cão a possibilidade de movimento é essencial para o equilíbrio de emoções. Ou seja, quando abraçamos nosso bichinho involuntariamente geramos nele uma sensação de impotência, como se ele estivesse preso e não pudesse fugir de um eventual perigo.
Coren explica que existem indicadores sutis de que um cão está estressado e ansioso, como, por exemplo, afastar a cabeça de tudo o que está incomodando, mostrando as bordas brancas de seus olhos, ou baixando suas orelhas ao lado de sua cabeça.Mesmo quando ele lambe os lábios ou o rosto de quem o abraça pode ser sinal de ansiedade. Então, não, seu cão não está correspondendo o seu amor, dando beijos no seu rosto. Eles estão pedindo para ser deixar ir.
Coren observou uma amostra aleatória de 250 fotos de cães sendo abraçados para ver se ele poderia detectar algum destes sinais de aflição. Prepare-se para a parte triste. Em 81,6% das fotos, o cão que está sendo abraçado estava mostrando pelo menos um sinal de estresse e ansiedade.
Com essa conclusão, notamos que a maioria dos cães não gostam de ser abraçados e pedem para serem soltos. Você já notou algum sinal de que seu cão não gosta de ser abraçado?
[Metro]