7 grupos de k-pop pra você que curtiu o BTS

No último dia 21 de maio, rolou o Billboard Music Awards, nos Estados Unidos. O evento reúne diversos músicos famosos mundialmente e é uma das premiações musicais mais conhecidas no mundo. Mas a participação de um grupo asiático chamou atenção do público: o Bagtan Boys, ou BTS.

O grupo foi reunido em 2013, pela Big Hit Entertainment, e vem conquistando fãs desde então. Formado por 7 membros (Jin, Suga, J-Hope, Rap Monster, Jimin, V, e Jungkook), o grupo é um dos representantes do K-Pop no mundo e literalmente dominou a internet durante o período de votação da premiação.

Como grupo, os meninos tem mais de 50 projetos lançados – entre singles, mini-álbuns, álbuns e outros formatos – em três mercados específicos: coreano, japonês e taiwanês. Sem dúvida, um grupo estabelecido com quase 5 anos de carreira. Mas (é fato) ganhar a categoria Top Social Media Artist, no Billboard Music Awards, deu um gás na carreira ocidental dos rapazes.

Ah, o BTS já esteve no Brasil, ta? E não foi uma vez! O BTS já esteve três vezes no país, e todas as visitas foram bem-sucedidas.

Agora, se você se impressionou com o K-Pop do BTS, saiba que existem dezenas de grupos representando esse gênero, e você pode conhecer alguns aqui mesmo!

5. EXO

kpop-grupos

Formado em 2012 pela SM Entertainment – que é uma das maiores companhias de entretenimento da Coréia do Sul – o grupo surgiu com status de grande promessa no cenário internacional, até pela impulsão da própria companhia. Mas, apesar de não ter feito feio nos charts e cativar fãs ao redor do mundo, o grupo não vingou tanto quanto prometia no ocidente e acabou se envolvendo em algumas polêmicas – como a saída de integrantes chineses que, dentre outras coisas, alegaram preconceito racial e cultural. Pesado! Mas o grupo segue firme!

Composto por 9 integrantes atualmente (Xiumin, Suho, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai, Sehun e Lay, que é o único chinês remanescente), o grupo contava ainda com Luhan, Tao e Kris, todos chineses, que saíram do grupo em meio a processos.

O EXO realizou, em 2016, shows em cinco cidades norte-americanas o que foi um marco para a carreira ocidental do grupo. No mesmo ano, eles foram eleitos celebridades mais influentes da Coréia, pela Forbes Korea, e terminaram, com sucesso, uma turnês que contou com mais de 44 shows, em 12 países. O último projeto do grupo foi lançado em 2016, sob o nome de “For Life”. O grupo tem ainda três sub-unidades: EXO-K EXO-M EXO-CBX.

04. SEVENTEEN

kpop-grupos2

Apesar do nome, o grupo é formado “apenas” por 13 membros (Jun, DK, Hoshi, S.Coups, The8, Mingyu, Dino, Jeonghan, Woozi, Seungkwan, Joshua, Verno e Wonwoo), e, ao lado de BTS e EXO, integra o chamado EBS (sigla que se refere a EXO, BTS e Seventeen, e foi criada a partir do sucesso dos três grupos, considerados os maiores do K-Pop atualmente).

O grupo foi reunido pela Pledis Entertainment, em 2015, e o nome do Seventeen faz alusão a idade dos membros, todos muito jovens. Mesmo com o pouco tempo de carreira, o grupo alcançou um sucesso estrondoso em território coreano e atualmente conta com: 4 EPs e um álbum de estúdio.

03. 24K

kpop-grupos3

Flopados para alguns, subestimados para outros. Fato é que o 24K faz o que poucos outros grupos se atrevem a fazer: se aproveitam da onda de k-pop. Por exemplo, em 2016, sem muito alarde midiático, o grupo esteve no Brasil e visitou 4 cidades (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo) para fanmeetings. Na TV, o grupo marcou presença no programa do Raul Gil.

Todo mundo quer um pedaço do K-Pop e porque não se aproveitar disso? O 24K faz isso, e faz muito bem. O grupo existe desde 2012, e foi reunido pela Choeun Entertainment, e atualmente conta com 7 membros: Cory, Kisu, Jeonguk, HuiJinhong, Changsun e Hongseob. Tendo Seokjune, Byungho, Daeil e Sungoh como ex-membros.

Como comparativo, o grupo debutou no mesmo ano que o EXO, mas não emplacou. Com cinco anos de carreira, o 24K tem 13  projetos – entre singles, mini-álbuns e um álbum – sendo que o mais recente foi lançado no último dia 27 de maio, de 2017.

02. MONSTA X

kpop-grupos4

Reunidos em 2015, pela Starship Entertainment, depois de um reality show de sobrevivência, o grupo caiu no gosto do público sul-coreano. O grupo é composto por 7 membros: Shownu, Wonho, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Jooheon, e I.M.

Apesar do pouco tempo de carreira, o MONSTA X já recebe bastante atenção internacional e planeja, para 2017, uma turnê internacional, com shows inclusive nos Estados Unidos. Com 2 anos de carreira, o grupo tem 11 projetos – entre singles, disco e mini-álbuns.

01. GOT7

kpop-grupos5

Representando a JYP Entertainment – por muito tempo considerada uma das 3 maiores agências sul-coreanas – o GOT7 é composto (como o nome pode sugerir) por  7 membros, sendo eles: JB, Mark, Jinyoung, Jackson, Youngjae, Bambam e Yugyeo. O grupo estreou em 2014.

Com 3 anos de carreira, o grupo soma 24 projetos (entre singles, mini-álbuns, álbuns em dois idiomas: coreano e japonês), turnês bem-sucedidas e álbuns na estante.

BONUS: iKON e WINNER

kpop-grupos6

O grupo foi lançado pela YG Entertainment, em 2015, e conta com 7 integrantes: Jinhwan, Yunhyeong, Bobby, B.I, Donghyuk, Junhoe e Chanwoo. Apesar da estréia oficial ter sido em 2015, o grupo já era bastante conhecido do público pela participação no programa de sobrevivência “Who is Next: WIN?”, no qual se apresentou como teamB. No mesmo programa, o grupo apresentado como teamA saiu vencedor, e estreou em 2014, sob o nome de WINNER, também pela YG.

Além das aparições na TV, o iKON tem 16 projetos lançados – entre singles, discos e mini-álbuns.

O WINNER, apesar de mais tempo na estrada oficialmente, se perdeu um pouco no caminho, especialmente pela saída do seu vocalista principal.  Atualmente, o grupo conta com 4 membros: Jinwoo, Seunghoon, Mino e Seungyoon. O grupo enfrentou um hiatus de 18 meses depois da estréia, e retornou como quarteto apenas em 2017, com o single album Fate Number For, que rendeu o single Really Really.

kpop-grupos7

Apesar dos tropeços no caminho, o grupo ainda possui uma base de fãs muito forte e leal.

Escrito por Roberta Machado

Gosto de escrever sobre diversos temas, principalmente sobre curiosidades e fatos desconhecidos.