5 mulheres que venceram a anorexia e compartilharam suas histórias

A anorexia é um distúrbio alimentar que distorce a percepção de suas vítimas em relação aos seus próprios corpos. É um problema que atinge principalmente mulheres e, geralmente, as leva a quadros de desnutrição severa. Isso acontece porque, quem sofre desse distúrbio, passa a ter uma obsessão com o próprio corpo, sempre com a ideia fixa de que estão acima do peso, com isso, se empenham a perder peso, a qualquer custo.

A recuperação envolve um trabalho emocional e psicológico tão importante quanto o físico. É comum que pessoas que precisam passar por isso passem a contar sempre com o apoio de amigos e família, porque sozinho é difícil. Por isso, algumas pessoas que superam a anorexia se esforçam para compartilhar suas histórias, na esperança de que, dessa forma, consigam inspirar pessoas que passam pelo mesmo problema.

E são essas histórias que você vai conhecer agora:

1. Hayley Wilde

anorexia-vitoria1

A história de Hayley é impressionante. A jovem, que hoje tem 29 anos, sofria com o distúrbio alimentar desde os 11 anos. Em 2008, ela se tornou notícia mundial ao compartilhar a montagem acima. Na primeira foto, ela tinha 16 anos. Seu quadro era tão grave que os médicos a alertaram de que, se não tomasse uma atitude, ela não sobreviveria mais 10 dias. Na segunda foto, ela tinha 20 anos e estava grávida: havia vencido a anorexia.

A notícia da gravidez pegou a todos de surpresa, mas Hayley contou com o apoio de sua mãe e seu companheiro. Nos piores momentos da adolescência, Hayley chegou a ficar internada, sendo alimentada por tubos, por meses.

2. Antonia Eriksson

anorexia-vitoria2

Em 2014, a sueca Antonia Eriksson se tornou notícia mundial quando começou um blog para falar de sua luta. Na época, com 19 anos, ela revelou que sofria com a condição desde a adolescência. Com 17 anos, ela foi internada e revelou que “não conseguia mais lutar sozinha”. Mas o esforço valeu a pena. Ela nunca revelou quanto pesava, mas a mudança é nítida. A anorexia hoje virou músculos, e a jovem mantém uma rotina saudável e com bastante atividade física.

3. Connie Inglis

anorexia-vitoria3

Connie foi outra mulher que teve coragem para dividir sua história e inspirar outras pessoas. Ela lutou contra a anorexia por cerca de 10 anos, até conseguir manter um peso adequado para sua idade e altura. Ela mantém uma conta no instagram, onde compartilha sua história e publica mensagens positivas e motivacionais.

4. Harriet Smith

234704_1331598813_1

Com 26 anos, a enfermeira britânica Harriet Smith resolveu tornar sua história publica e se tornou notícia, em 2012. Ela lutava contra a anorexia desde os 14 anos, e chegou a pesar 36 quilos. Foi em 2005, então com 19 anos que ela se submeteu a um tratamento para se recuperar.  Como símbolo de sua conquista, ela correu uma tradicional maratona britânica.

5. Lauren Bailey

anorexia-vitoria5

Lauren é um exemplo de como a adolescência pode ser uma fase pesada, principalmente quando as pessoas ao seu redor não se importam com o que falam. Lauren revelou que sofria de depressão, ansiedade e transtorno obsessivo compulsivo desde a infância, especialmente por ter entrado na puberdade muito cedo, com apenas 9 anos. Aos 14, a anorexia foi desencadeada quando um conhecido sugeriu que ela fizesse uma dieta. A situação era tão delicada, que Lauren desenvolveu o hábito de andar a esmo durante o dia, apenas para queimar calorias. Isso, somado aos maus hábitos alimentares, fez com que a moça chegasse a pesar 26 quilos, aos 23 anos!

Lauren percebeu que precisava de ajuda quando leu um artigo sobre anorexia em uma revista. Ela conta que foi o depoimento de um homem casado com uma mulher que sofria de anorexia que a fez pensar. Dali em diante, a jovem contou com o apoio de família e amigos para se recuperar. Lauren chegou a ficar 18 meses internada! Hoje, ela usa sua história para conscientizar e fortalecer pessoas que passam pela mesma situação.

fonte: dailymail; extra; mailonline