5 curiosidades bizarras sobre a boneca Barbie

As bonecas Barbie existem desde 1959, foram criadas por Ruth Handler e seu marido. A ideia surgiu quando o casal assistiu sua filha, já adolescente, brincando de boneca. Na época existiam basicamente bonecas que simulavam bebês, então, Ruth decidiu criar uma boneca adolescente. Fez sucesso, e Barbie é líder em venda e popularidade até hoje.

barbie1

Mas não livre de polêmicas, em 1965, a marca lançou um livro que pretendia estimular as fãs e consumidoras a adotar a “dieta” da boneca, no entanto, o livro apenas dizia “don’t eat” (não coma). O “How to lose Weight” ainda estipulava o 50 kg como peso ideal. Não sem motivo, a marca lida até hoje com críticas sobre a má influencia que a boneca tem em crianças e adolescentes, afinal, atingir esse padrão de beleza é praticamente impossível.

barbie2

Você talvez não saiba, mas a primeira versão da boneca Barbie foi inspirada na Bild Lilli Doll, uma boneca erótica alemã. A semelhança era tanto, que a marca da Mattel precisou pagar uma indenização a marca alemã. Outra curiosidade: Ken, o boneco, foi inspirado no filho de Ruth, irmão de Bárbara. Apenas mais tarde foi que os bonecos ganharam o título de casal.

O namoro dos bonecos ficou sério mas, em 2004, eles se se separaram. No entanto, em 2011, a produtora resolveu que os dois pombinhos deviam reatar. Na época, você teria esbarrado em grandes placas em Nova Iorque e Los Angeles, onde Ken se declarava para Barbie. Uma das frases dizia: “nós podemos ser de plástico, mas nosso amor é real”.

barbie3

A Barbie nunca foi uma boneca conhecida por seu preço acessível, mas uma versão chamou a atenção. Desenvolvida por Stefano Canturi, a boneca tinha um diamante rosa de um quilate, três quilates de diamantes brancos e um anel de diamante na mão direita. A peça foi vendida por R$ 600 mil, e teve sua arrecadação completamente doada a pesquisas sobre o câncer de mama.

barbie4

Em 1975, a Mattel lançou “Skipper”, a irmã mais nova da Barbie. A ideia era mostrar o processo de puberdade, então, quando você girava o braço da boneca, seus seios aumentavam e seu quadril afinava. O lançamento foi cercado de polêmica e a boneca parou de ser fabricada.

Atualmente, Skipper existe. Barbie tem outras duas irmãs: Chelsea e Stacie. As irmãs são frequentemente representadas nos desenhos e filmes animados da marca, e voltaram a ter bonecas produzidas.

[esquisitices]