1º paciente de transplante de mãos se arrepende

Jeff Kepner foi, em 2009, o primeiro paciente da complexa cirurgia de transplante de mãos da história da medicina. Na época, a cirurgia foi comemorada com entusiasmo, tanto por Kepner, quanto pela comunidade médica que acreditava estar dando um grande passo no tratamento de pessoas amputadas. Mas eles não imaginariam o que estava por vir.

transplante-de-maos-kpener

Jeff teve que amputar seus braços e pernas em 1999, após uma infecção generalizada bacteriana. Desde então, ele vivia com próteses e vinha fazendo progresso levando uma vida quase normal. Mas quando soube da possibilidade da cirurgia, ele se animou.

Hoje com 64 anos de idade, Kepner revela que se arrepende da cirurgia. Na época, lhe disseram que se desse errado, ele poderia ser novamente amputado. No entanto, após a cirurgia ficou claro que essa não era uma opção. Ele se viu então na posse de duas mãos que não podia controlar.

transplante-de-maos-kpener2

A cirurgia é tão complicada que apenas 85 pessoas já passaram por ela. Contudo, de 2009 para cá muitos avanços já foram feitos. Por isso, embora se arrependa, Kepner não desencoraja outras pessoas na cirurgia. “Cada caso é um caso”, ele afirma.

[BBC;Time/Alexandra Sifferlin]