Descubra 10 pedras preciosas mais raras que diamante

Com certeza você sabe o que é um diamante, ou melhor, sabe o que é popularmente como um diamante: uma pedra preciosíssima resistente e muito valiosa. Certo?

Mas e as outras várias pedras preciosas que existem no mundo, você conhece alguma?

10. Painita

pedraspreciosas1

Descoberta na década de 50, pelo mineralogista inglês Arthur C. D. Pain, essa pedra (apesar de já não ser tão rara quanto foi um dia) é bastante encontrada na região de Mianmar e figura a lista das mais raras do mundo. Em 2005, foi reconhecida pelo Livro dos Recordes como a pedra mais rara do mundo.

09. Alexandritapedraspreciosas2

A Alexandrita é muito famosa por sua peculiaridade: ela é capaz de mudar de cor dependendo da luz que incide sobre ela. Essa peculiaridade é possível graças a sua composição que conta com titânio, ferro e crômio. A Alexandrita é da família das esmeraldas.

08. Tanzanita

pedraspreciosas3

Devido a sua exclusividade de ser encontrada apenas no sopé do Monte Kilimanjaro, essa pedra é para muitos 100 vezes mais rara que o diamante. Graças a sua composição com íons de vanádio, essa pedra também é capaz de mudar de cor de acordo com a luz, variando entre azul, roxo e vermelho.

07. Benitoíte

pedraspreciosas4

Essa pedra é original da California, nos Estados Unidos, e o incrível a seu respeito é essa fluorescência. Outras possíveis fontes foram encontradas no Japão e no estado norte-americano do Arkansas, mas ainda assim, a qualidade das pedras não foi igualada ao Benitoíte original.

06. Poudreteita

pedraspreciosas5

Encontrada em 1960, no Mont Saint Hilaire, em Quebec, no Canadá, a pedra só foi reconhecida como uma nova espécie em 1987. Mesmo assim, apenas em 2003 foi devidamente estudada.

5. Grandidierite

pedraspreciosas6

Essa pedra é muito rara. Ela hoje é encontrada em Madagascar, exclusivamente, mas é provável que sua primeira amostra tenha vindo do Sri Lanka. Por também ser pleocróica, ela é capaz de emitir luzes azul, verde e branca.

04. Diamantes Vermelhos

pedraspreciosas7

Tecnicamente falando, diamantes vermelhos são diamantes, mas o que o faz aparecer na nossa lista é a variação de cor. Na verdade, diamantes não são tão raros assim (ainda não, pelo menos), mas suas variações de cor podem, sim, ser extremamente raras. Em ordem de raridade:  amarelo, marrom, incolor, azul, verde, preto, rosa, laranja, roxo e vermelho.

03. Musgravite

pedraspreciosas8

Apesar de ter sido primeiro encontrado em 1967, apenas em 1993 foram encontradas peças em tamanho apropriado para o corte. Desde 2005, apenas são conhecidas 8 espécimes desse mineral.

02. Jeremejevite

pedraspreciosas9

Esse mineral foi descoberto pela primeira vez no fim do século 19. A peça é tão rara que, na imagem, você pode observar o maior corte de jeremejevite do mundo.

01. Berilo Vermelho

pedraspreciosas10

O primeiro registro dessa pedra é de 1904, e também é conhecida como bixbite, esmeralda vermelha ou esmeralda escarlate. A pedra é surpreendentemente 8.000 vezes mais difícil de ser encontrada do que rubis, por exemplo, que também são pedras raríssimas. Por esse motivo, um quilate pode custar até R$ 30 mil.

[io9]