O que você sabe sobre enxaquecas? Se você respondeu essa pergunta com um simples “são fortes dores de cabeça”, sinto muito, mas está errado. Na verdade, enxaquecas não são apenas fortes dores de cabeça, o que acontece é uma desordem genética. Quem sofre de enxaqueca, é predisposto geneticamente aos “gatilhos” que desencadeiam as crises.
Segundo a presidente da Diamond Headache Clinic, Dra. Merle Diamond, atualmente cerca de 45-8 milhões de norte-americanos sofrem de enxaqueca. As crises, em média, duram até 10 horas e ocorrem 3 vezes ao mês. Outros sintomas também são observados, como náusea, tontura, sensibilidade a luz e som, por exemplo.
Separamos 5 curiosidades sobre a enxaqueca que você provavelmente não sabia.
1. Alguns alimentos podem ser gatilhos – o site do Departamento de Saúde do Reino Unido, NHS Choices, listou alguns alimentos capazes de provocar enxaqueca, são eles: queijo, trigo, chá preto, álcool, ovo, café e chocolate. No entanto, não são todas as pessoas que sofrem de enxaqueca que serão afetadas.
2. Sintomas pré-crise – algumas pessoas podem ter “avisos” de que sofrerão uma crise. As chamadas “auras” são esse alerta. O paciente pode ser afetado visualmente (vendo manchas escuras, pontinhos ou linhas), sensorialmente (sentindo dormência ou “alfinetadas”), ou pela linguagem (sofrendo dificuldades na fala, escrita ou leitura). Além das “auras”, também Antes da Aura, as pessoas também podem experimentar o pródromo. Nesse estágio da enxaqueca, os sintomas são reações repetitivas, como bocejos, dores persistentes no pescoço, por exemplo, e vontades bizarras de ingerir alimentos ricos em amido. Para quem tem esses sintomas pré-crise, a dor só vem depois.
3. Cafeína – Em alguns casos, a cafeína é completamente não indicada. Mas, para algumas pessoas, essa substância pode, na verdade, minimizar e controlar as dores. Inclusive, alguns comprimidos contém cafeína na composição.
4. Métodos de controle – realizar exercícios físicos pode ajudar no controle da enxaqueca. No entanto, no momento da crise, o indicado é fazer repouso. Exercícios podem piorar a dor. A acupuntura também é um método capaz de controlar as dores, porque é capaz de estimular a liberação de analgésicos naturais.
5. Medicação – Existem remédios para tratamento da enxaqueca, e remédios para prevenção da enxaqueca. Em ambos os casos, o ideal é procurar um médico. A automedicação pode tornar a enxaqueca ainda mais catastrófica.
[Buzfeed;oglobo]