A dengue infecta 390 milhões de pessoas a cada ano, e mata cerca de 25.000, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Contudo, esse quadro pode estar próximo a mudar, uma vez que a empresa francesa Sanofi Pasteur disponibilizou nas Filipinas a primeira vacina contra a dengue do mundo. O avanço histórico levou 20 anos e US $ 1,8 bilhões para ser desenvolvido. O Departamento de Saúde das Filipinas lançou um programa de imunização nas escolas em áreas altamente afetadas, tornando-se o primeiro país em que a vacina está disponível comercialmente.
Cerca de 70% dos casos de dengue ocorrem na Ásia – apenas nas Filipinas foram 200 mil casos em 2013, de acordo com a Sanofi. É um dos vírus transmitidos por mosquitos mais comuns do mundo, com sintomas graves, incluindo dores de cabeça, erupções cutâneas e vazamento de vasos sanguíneos. Os fabricantes da Dengxavia estão confiantes de que podem reduzir os casos nas Filipinas em 24% nos próximos cinco anos.
No Brasil, assim como em outros países da Ásia e América Latina, a vacina segue sendo revisada. O país vive surtos de dengue há anos e, mais recentemente, se deparou com as variações Zika e Chikungunya.
Fonte: CNN