Para para pensar um pouco nisso, caso a resposta for não. Até para os seres humanos, cientistas já desenvolveram histórias cronológicas de evolução. Por que ninguém fez isso até hoje com nossos melhores amigos? Bom, já fizeram.
Diversos cientistas já tentaram descobrir qual é a origem dos cães, atualmente acredita-se que eles surgiram de duas populações de lobos antigos, e esse processo aconteceu em lados opostos dos continentes asiático e europeu. O cachorro é o animal doméstico mais antigo que se tem registro, isso significa mais de 15 mil anos. A grande novidade agora é que, ao contrário do que pensavam, os cientistas se deram conta de que o processo de domesticação dos lobos não aconteceu ou na Europa, ou na Ásia, mas sim, muito provavelmente, em ambos os continentes em períodos semelhantes.
Essa primeira tendencia da pesquisa se deu graças a descobertas, principalmente, da arqueologia. Mas hoje, uma nova chave explicativa surge: acredita-se que essas duas espécies foram se desenvolvendo e domesticando, de forma independente, nas regiões a Oeste e a Leste da Eurásia, mas com as migrações de asiáticos para a Europa, há cerca de 6.400 anos, os cães orientais chegaram até o continente ocidental.
As ossadas encontradas levaram os pesquisadores a tentar descobrir onde os cachorros surgiram primeiro: ásia ou Europa. Agora, parece que a pergunta começa a ser descartada.
[Gizmodo]