Quando éramos crianças, fazia parte da rotina diária a ordem de “lavar as mãos” antes de comer, né? Enquanto adultos, não faltam recados e avisos espalhados pelos banheiros e outros estabelecimentos comerciais onde paramos para comer. Fato é que todo mundo sabe que é preciso lavar as mãos antes de comer, ou encarar as consequências.
Mas, quando se é criança, a ideia de regra e consequência ainda não está bem fundamentada, e cabe aos educadores e a família ensinar o porquê de certas coisas. Pensando nisso, Donna Gill Allen, professora da Cape Fear High School, em Fayetteville, Carolina do Norte, nos Estados Unidos, decidiu fazer um experimento com seus alunos.
Munida de três saquinhos, três fatias de pão e um par de luvas, ela convidou seus alunos a armazenarem esses pães de três formas diferentes. Primeiro, uma fatia foi reservada em um saquinho com o uso de luvas; a segunda fatia foi guardada depois de uma boa lavada nas mãos; por fim, a última fatia foi guardada com as mãos sujinhas, do jeito que estavam.
Dias depois, as crianças foram convidadas a voltar para conferir como os pães estavam… É bem auto-explicativo, não? Os alunos ficaram bastante impressionados.